22 de abril de 2009

Quibe frito de farro


Eu e minhas vontades... desta vez eu queria comer kibe, o kibe que fazia minha vó, filha de árabe.


Ano passado eu tinha visto trigo para quibe na lojinha de comida internacional onde ue compro feijão e outras coisinhas, mas nunca comprei. Desta vez fui procurar e eles não tinham mais e nem sabiam quando iria chegar. A querida Léia, do blog Cucchiaio Pieno fez um quibe utilizando farro. Para quem não o conhece, o farro foi a primeira forma de trigo cultivada pelo homem, de cor marrom clara. É encontrado em forma de farinha e em grãos. Eu achei que o farro era o trigo para quibe, mas na verdade não é. O equivalente que encontramos aqui na Itália é o burghul, que é um composto de grãos, o trigo para quibe em pessoa usado pelos próprios árabes. De qualquer maneira o farro vai muito bem também.

Li uma coisa interessantissima sobre o farro: era o cereal que alimentava legiões e legiões de romanos. Acho que eles já conheciam muito bem os benefícios do farro, ótimo para quem pratica esporte pois gera energia, ajudando no ganho de força e na forma física, as fibras  auxiliam na digestão e na normalização do colesterol e ainda ajuda a diminuir as taxas de açúcar no sangue. Pra que melhor?

Como não encontrei farro moído, comprei aquele em grãos e o cozinhei por 30 minutos, somente para amolecer um pouco. Em seguida escorri e depois passei no liquidificador, como se faz com o arroz pra fazer bolinho. Ficou igualzinho ao trigo para quibe. Os quibes não ficaram escurinhos porque cometi o sacrilégio de fazer com carne de porco moída, porque eu só tinha essa em casa. Ficaram di-vi-nos!


Ingredientes:

250g de farro
500g de carne moída sem gordura
1 cebola picada
cheiro verde picado
hortelã picado
1 colher de chá de tempero sírio*
sal à gosto
azeite de oliva para fritar

* O tempero sírio, se você não encontrar pronto, pode ser feito misturando uma pitada de canela, uma de noz moscada moída, pimenta do reino branca, pimenta da jamaica e gengibre em pó.

Se você encontrar somente o farro em grãos, e não já moído, cozinhe-o por 30 minutos, escorra bem e passe no liquidificador. Se for feito com aquele moído, basta deixar de molho por 15 minutos.

Junte o farro preparado com a carne moída duas vezes, a cebola e os temperos. Misture bem até formar uma massa compacta e homogênea. Modele os quibes e frite em azeite de oliva bem quente.

1 comentários:

Cucchiaio pieno

Ficaram com a aparencia otima! Obrigada pelo carinho. Bjim com karim. Léia

Colher de Pau   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP