17 de dezembro de 2009

Bolo de tangerina

A Sicilia e seus cítricos... esse é o período do ano em que me encontro rodeada de sacos de laranja, limões e tangerinas. Meus sogros não se dão conta que aqui em casa somos só nós dois e não máquinas devoradoras de frutas! Como não sou de comer fruta, tenter usar as tangerinas em uma receita bem gulosa. Sei que não é certo, mas é melhor do que deixá-las apodrecerem.


Adaptei uma receita de massa bolo de laranja e tive a idéia de caramelizar os gomos de tangerina. Infelizmente no momento em que eu estava mergulhando os gomos no caramelo, meu telefone tocou e a calda endureceu em uma fração se segundos. Por isso recomendo> sejam rápidas!


Ingredientes:

280g de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
120g de margarina em temperatura ambiente
200g de açúcar
2 ovos
1 xícara de suco de tangerina (+/- 4 tangerinas)

Calda:
1/2 xícara de açúcar
2 xícaras de suco de tangerina

Para decorar:
1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de água
1 colher (sopa) de vinagre (branco ou maçã)
1 tangerina

Aqueça o forno a 180º e unte uma forma com buraco no meio.
Peneire juntos a farinha, o fermento, o sal e o bicarbonato. Reserve.
Em outro recipiente bater a margarina e o açúcar. Adicione em seguida os ovos um a um, sempre batendo. Reduza a velocidade e adicione a farinha aos poucos, alternando com o suco. Leve ao forno por cerca 45 minutos ou at´que, enfiando um palito, este saia limpo.

Enquanto isso prepare a calda. Leve ao fogo médio o açúcar e o suco, mexendo sem parar. Quando começar a ferver, pare de mexer e deixe cozinhar por 5 minutos.

Prepare em seguida os gomos caramelizados: Numa panelinha misture o açúcar, a água e o vinagre e mexa até ferver e o açúcar se dissolver. Pare de mexer e deixe cozinhar até a calda ficar com a cor caramelo claro. Retire do fogo e espere dois minutos. Com auxilio de um garfo, mergulhe um gomo de cada vez na calda, retire e o coloque sobre uma superfície coberta com papel manteiga ou untada. Deixe esfriar e endurecer. Retire co uma espátula e decore o bolo com os gomos antes de servir.

Antes de desenformar o bolo, faça furos com um palito e derrame 2/3 da caçda. Desenforme, banhe com o resto da calda, polvilhe o açúcar de confeiteiro e decore com os gomos caramelizados.

2 comentários:

cucchiaiopieno.com.br

Oi linda, para mim esta tua receita é a numero 1! Que perfeiçao - amei os gomos caramelizados - parabéns Paty!
Bjim
Léia

cucchiaiopieno.com.br

Querida Patricia, desejo-lhe um natal cheio de joia, alegrias e muita saude.
Um grande abraço
Léia

Colher de Pau   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP