Coxinha de galinha
Semana passada fiz um jantar aqui em casa para alguns amigos. Quando eu e meu marido estivemos no Brasil em outubro passado, ele experimentou a tão brasileira coxinha de galinha. A coxinha tem a mesma forma de uma bela tentação aqui da Sicilia, o arancino, cuja massa é feita com arroz e tradicionalmente recheado com ragú, ou seja, carne moída com molho de tomate.
Então, como petisco antes do prato principal, decidi servir coxinhas. Foi um sucesso!
Aqui vai a receita:
Ingredientes:
massa
500 g de peito de frango sem osso, cortado ao meio
1 cebola média picada
2 xícaras farinha de trigo peneirada
sal a gosto
recheio
2 colheres (sopa) de óleo
1 dente de alho amassado
1/2 cebola média picada
1 tomate médio, sem pele, picado
1 colher (sopa) de extrato de tomate
2 colheres (sopa) de salsinha picada
leite e farinha de rosca para empanar
óleo para fritura
Modo de Preparo:
Massa: em uma panela, coloque o peito de frango, a cebola, o sal e 1 litro de água. Misture bem e leve ao fogo. Assim que fever, reduza o fogo, tampe parcialmente a panela e cozinhe por mais 40 minutos, ou até a carne ficar macia. Retire os pedaços de frango, deixe esfriar um pouco e desfie a carne. Reserve. Coe o caldo e coloque de volta na panela. Leve ao fogo e, assim que ferver, junte a farinha de trigo de uma vez só. Deixe amornar por 15 minutos. Recheio: aqueça o óleo em uma panela e refogue o alho e a cebola, mexendo de vez em quando, até dourar. Acrescente o frango desfiado, o tomate e o extrato de tomate e refogue por 5 minutos, ou até o tomate murchar. Por último, adicione a salsinha e acerte o sal. Unte as mãos com óleo e forme bolinhas com a massa. Faça uma depressão no centro com os dedos. Coloque 2 colheres (sopa) do recheio em cada bolinha e feche-as no formato de coxinhas. Empane as coxinhas, passando-as primeiramente no leite e depois na farinha de rosca. Em uma frigideira grande, aqueça bem o óleo e frite as coxinhas por 20 minutos ou até dourar. Retire com uma escumadeira e coloque as coxinhas sobre papel toalha para retirar o excesso de óleo.
Se quiser acrescenter algum queijo tipo cheddar ou catupiry fica uma delicia. Na próxima vez farei com o "stracchino", que é o queijo tipo catupiry que se encontra por aqui.
0 comentários:
Postar um comentário