11 de dezembro de 2009

Empada de espinafre e queijo feta


Meu sogro andou plantando por engano varias sementinhas de espinafre alguns meses atràs. O resultado foram plantinhas de espinafre para dar e vender. Ele me deu tantos maços, que eu não já não sabia mais o que fazer.

Para quem não conhece o Feta (ou fetta), é um queijo coalhado típico grego, salgado e salmourado em água e soro de leite por diversos meses. O queijo, de coloração branca e normalmente agrupado em "bolos" quadrados, seca rapidamente se retirado do soro. Sua consistência pode variar de bem mole a semi-duro, com um sabor pungente e salgado que pode ir do suave ao acentuado. O queijo curado se esfarela facilmente. (fonte> Wikipedia)


O feta pode ser substituído também por queijo minas, o resultado será bem parecido. A massa dessa empadinha é uma delícia. Apesar dessa massa podre ser muito calórica, é uma das melhores que já fiz.


Ingredientes:

400 g de farinha
300 g de margarina
1 ovo inteiro
200 g de espinafre
1 cebola pequena ralada
2 dentes de alho picados
50 g de margarina s/ sal
200 ml de água
50 g de farinha de trigo
100 ml de água
150 g de queijo feta picado
sal a gosto



Recheio: Limpe e cozinhe o espinafre. Refogue a cebola e o alho na margarina. Adicione o espinafre, o sal e acrescente aos poucos os 200ml de água. Misture a farinha já dissolvida nos 100ml de água. Acrescente o queijo. Massa: misture todos os ingredientes com as mãos. Coloque uma pequena porção da massa em cada forminha - não é preciso untar. Abra a massa e cubra as forminhas. Pincele um pouco de leite sobre as empadas. Coloque as empadas em uma assadeira. Leve ao forno alto por aproximadamente 30min, virando a assadeira na metade desse período. Desenforme as empadas e sirva.

Consegui 5 empadas grandes (seriam 10 se tivesse usado as forminhas de empadas tradicionais).

2 comentários:

Unknown

menina, que espetaculo!
vou tentar fazer aqui em casa.
parabens!

cucchiaiopieno.com.br

Querida Patricia, que tentaçao é essa?! Amo queijo feta, adorei a empada!
Comprei o suco de maracuja' concentrado brasileiro no supermercado Auchan, la' vende alguns produtos nossos, comprei até serenata de amor. Se voce nao encontrar la', me avisa que compro e te mando, ok?
Bjos
Léia

Colher de Pau   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP