20 de julho de 2009

Kebabs com tomates refogados


O kebab (que significa carne assada) é um espeto de pedaços de carne assado ou grelhado no forno ou na brasa. O kebab é uma refeição comum na Turquia, na Grécia, na costa do Mediterrâneo (aqui onde vivo) e em lugares de forte imigração árabe. No Brasil são também conhecidos como churrasquinho gato. hahahahahah

O tipo de kebab mais famoso é aquele que no Iran é chamado "doner kebab". É servido dentro de um pão árabe ou colocado em um prato. Como acompanhamento se adicionam verduras mistas e vários molhos, entre os quais o tzatziki feito com iogurte e alho. Para agradar os clientes ocidentais o kebab acabou sofrendo algumas adaptações, como a inclusão de maionese, ketchup e batatas fritas.



Esta versão de kebab, cuja receita encontrei aqui, é uma refeição muito leve e saborosa e caiu como uma luva nestes dias de muito calor. Servi com um pãozinho de batata (ja postei a receita alguns meses atrás), salada de alface lisa, o tzatziki, além dos tomates refogados.



Ingredientes (5 kebabs):



3 cebolas picadas
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (chá) de orégano seco
20 tomates cereja cortados ao meio
1 xícara (chá) de salsinha picada
1 colher (sopa) de raspas de limão
350 g de carne moída magra
1 colher (chá) de cominho em pó

Em uma tigela, coloque a metade do azeite, a carne, a cebola, as raspas de limão, o cominho, a salsinha e o sal. Misture até ficar homogêneo. Faça 5 rolinhos com a mistura em forma de salsicha um pouco grossa e coloque em um espetinho para churrasco. Apóie os espetinhos sobre as bordas de uma assadeira e leve ao forno por 25 minutos, ou até dourar.
Em uma frigideira, aqueça o restante do azeite, junte a cebola, os tomates, o orégano e acerte o sal. Refogue até os tomates murcharem. Sirva com os kebabs.

Receita Tzatziki:

100ml de iogurte branco
2 colheres (sopa) de suco de limão
2 colheres (sopa) de vinagre de maçã
1 dente de alho espremido
1 colher (sopa) de cebolinha picada


azeite à gosto


Misture todos os ingredientes mexendo bem com um garfo ou com o mixer. Deixe repousar na geladeira antes de servir. É um ótimo molho para acompanhar saladas verdes.

4 comentários:

Verena

Pat, adoro Kebabs, eles são uma delícia mesmo, com salada e pão árabe dão show! Amei as fotos!
Beijos!

cucchiaiopieno.com.br

Querida Patricia, parabéns pela perfeiçao do prato. Bjos
Léia

Talita da Fonte

Olá boa tarde! desculpe encomodar,eh q andei olhando comunidades em q existissem pessoas que moram ou moraram na Sicília! eh q sou estudante de gastronomia em Recife e estamos com um projeto direcionado a este lugar maravilhoso,então...sexta feira iremos participar de um café a moda siciliana,gostaria de saber de vc se tens como me informar,precisamente como seria um café típico siciliano!? pode ser? se puder ficaria muito grata! eh q uma opinião exata de quem vive por lá ou viveu! eh bem mais realista! obrigada e deixo aqui meu mail! se for o caso de estar encomodando mesmo,mil desculpas! mesmo! obrigada desde já!

talitadafonte@yahoo.com.br

Anônimo

Humm, já me deu fome! Quem sabe, sabe! Parabéns!

Colher de Pau   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP