1 de julho de 2009

Esfiha folhada de presunto, tomate seco e rucula


Minha sogra é famosa por seus "acchiappareddi", a maneira como são chamados os tomates secos aqui em Lentini.

Agora com a chegada do verão e sol forte o suficiente para secar qualquer coisa (só eu não seco rsrsrs), ela prepara vidros e mais vidros de tomates secos, que serão consumidos durante o ano inteiro. Chego em sua casa e vejo a varanda com mesas repletas de tomatinhos cortados no meio que secam ao sol. Quando estão no ponto ela prepara as conservas com alho, manjericão e óleo de oliva. Esses tomatinhos serão a alegria de tantos nossos jantares.

Eu não resisti e já abri o primeiro potinho para preparar esta esfiha folhada, cuja receita encontrei no Terra Culinária e que já "namorava" há um tempão.


Ingredientes:

200 g de massa folhada cortada em circulos (fiz 5 circulos de 11cm)
1 cebola pequena picada ou ralada
150 g de presunto cru picado
100 g de tomate seco cortado finamente
folhas de 1/2 maço médio de rúcula cortadas em tiras finas
2 colheres (sopa) de azeite de oliva

Ligue o forno à temperatura média. Aperte suavemente a parte central da massa para colocar o recheio e coloque numa assadeira. Misture numa tigela a cebola com o presunto, o tomate seco, a rúcula e o azeite de oliva. Distribua o recheio na parte central da massa e leve ao forno por 17 minutos, ou até a massa dourar. Retire a esfiha do forno, adicione um pouco de pimenta do reino e sirva quente ou fria.

1 comentários:

cucchiaiopieno.com.br

Querida Patricia, que maravilha de esfiha, amei a receita super facil! Bjos
Léia

Colher de Pau   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP