3 de julho de 2009

Bolo de Castanha do Pará


De vez em quando os sumercados aqui de Lentini até me surpreendem. Encontrei em um deles uma pequena prateleira dedicada a produtos naturais, uma boa parte eram da Amazonia. Comprei guaraná, amendoim e castanha-do-pará.

Procurando uma receita de alguma coisa de gostoso para fazer com as castanhas, aprendi que elas têm um alto valor proteico e são ricas em selênio, sendo assim muito eficazes no controle do colesterol e de problemas na tireóide. Além disso, tem grandes quantidades de ácidos graxos, como os ômega 3 e 6, o que a torna um importante alimento preventivo de doenças e complicações do sistema cardiovascular, protegendo o coração, e há um importante papel no retardamento do envelhecimento porque tem uma forte atuação como antioxidante, combatendo os radicais livres que aceleram o processo de desgaste das células do nosso organismo.

Enfim, uma castanha-do-pará pesa em média 4g e tem 27 calorias e basta comer somente uma ao dia para poder usufruir dos seus beneficios!

Encontrei tantas maneiras de fazer esse bolo, mas eu queria uma receita rápida e com poucos ingredientes. Desejava que o bolo ficasse bem levinho, porque é verão e tá calor. O resultato superou minhas expectativas. O bolo ficou fofissimo, uma delicia! A receita é do Cybercook.

Talvez vocês se perguntem por que eu não coloquei a foto do bolo inteiro. Eu sou uma péssima decoradora de bolos, fui colocar a cobertura de açúcar mas acho que ficou muito dura e não consegui espalhar bem. Terminei foi arrancando um pedaço do topo do bolo!

Ingredientes:

200 gr de manteiga
1 1/2 xícara(s) (chá) de açúcar
2 unidade(s) de ovo
1 copo(s) de iogurte natural
2 xícara(s) (chá) de farinha de trigo
1/2 colher(es) (chá) de sal
1 xícara(s) (chá) de castanha-do-pará moída(s)
1 colher(es) (sopa) de fermento químico em pó

Na batedeira, bata a manteiga, o açúcar e 1 ovo até obter um creme bem brilhante. Em seguida, junte o outro ovo e intercale os ingredientes secos com o iogurte e bata muito bem. Por último, misture a castanha do Pará e o fermento. Coloque numa forma de bolo inglês untada com manteiga e forrada com papel manteiga. Leve ao forno para assar por 40 minutos a 180ºC ou até que, fazendo o teste do palito, este saia seco. Desenforme e enfeite com açúcar de confeiteiro e castanhas.

5 comentários:

cucchiaiopieno.com.br

Querida Patricia, de todas as tuas receitas esta ficou no top! Maravilhosa, aaaaaaamo castanha do para'. Nao vejo a hora de fazer. Bjim com karim
Léia

Verena

Pat, eu também sou super fã de castanha do Pará! Que bom ter encontrado por aí!!! Esse bolo deve ser maravilhoso, vou ter que testar!
Um ótimo final de semana!
Beijos!

Anônimo

menina, complexa a explicacao, mas muito util (se algum dia eu conseguir colocar na pratica!)

uhauhauhauhauhauhaua.................
tem cara de bom.

quando eu visitar voce de novo voce faz ele para mim?

kkkkkkkkkkkkkkkkkk.............

beijin, cumade.

aninha.

Natália Eleutério

Tem aspecto de ser delicioso, ;)

Talita

Que massa bonita! Deve ficar muito saboroso pelo sabor da castanha! =)

Colher de Pau   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP