15 de julho de 2009

Biscoitos de Pistache e Coco

Passei 24 anos da minha vida sem ter sequer experimentado pistache. Inclusive tive uma bonequinha pistache (cor e cheiro de pistache), mas nunca tive a curiosidade de provar. Isso atè chegar na Sicilia e conhecer o Pistache, com P maiúsculo. É o pistache de Bronte, cidadezinha aos pés do vulcão Etna, considerada a produtora do melhor pistache do mundo. Tenho a felicidade de viver relativamente perto do Etna, que além de ser lindissimo nos oferece tantos produtos maravilhosos.


Procurando entre sites e livros, achei tantas receitas de biscoitos. Quase todas levavam muitos ovos, menos essa, que foi paixão a primeira vista! Uma receita perfeita, com um só ovo e com coco! Porém, a receita original, pedia 100g de pistache. Pesei e o meu não chegava a essa quantidade. Faltavam 40g, que completei com castanha do pará moída. Proponho a vocês a minha versão, que tem a garantia do meu marido, e principalmente a minha, pois comi a massa crua mesmo, e era ainda mais gostosa!


Ingredientes:

170g de farinha de trigo
60g de pistache moído
40g de castanha-do-Pará moída
50g de coco seco ralado
180g de manteiga
1 ovo
raspas da casca de um limão
uma pitada de sal

No robô de cozinha ou na batedeira, misturar o pistache, a castanha, o coco, a farinha de trigo e o açúcar. Adicionar a manteiga, as raspas de limão e por último o ovo. Bater até obter uma massa bem firme. Envolvê-la com filme plástico e levar à geladeira por pelo menos duas horas, principalmente se estiver fazendo calor.

Pré-aquecer o forno a 200ºC. Abrir a massa com um rolo até obter a espessura de 5mm. Cortar os biscoitos com os cortadores de sua preferência e colocá-los numa assadeira recoberta de papel manteiga. Assar por cerca de 12 minutos.

Se seu forno for muito potente, tenha cuidado para não dourar demais os biscoitinhos.

Consegui 65 biscoitos.

7 comentários:

giunta

TA COM CARA DE GOSTOSO,PATINHA.MAIS O MAIS BONITO FOI A FITA DO SENHOR DO BOMFIM AMARRADA.DEIXAVA ESSA FITINHA NO BRACO ATE PARTIR SOZINHA.LAVAGEM DO BOMFIM,TODA DE BRANCO.QUANTAS BRAHMAS EU TOMEI NAQUELAS FESTAS DE SALVADOR.NAO IA ATE O BOMFIM,MINHA FESTA FAZIA ALI MESMO NA CONTORNO,ALI ERA O POINT DA MINHA GALERA.MORAVA ALI EM CIMA NO CENTRO DA CIDADE.MAIS PARABENS PELAS RECEITAS.VC E UMA VERA BAIANA,BOCA DE FOGAO.

K

NOSSA!A ADORO PISTACHE, MAS POR AQUI CUSTA OS OLHOS DA CARA, KKKK
NO FINAL DO ANO ENTÃO , É UM ROUBO

BOA QUINTA E PARABENS PELA RECEITINHA

Isabel Salvador

adorei seu blog,não conheçia e vou virar fã,jinhos grandes

Sylvia

Que delicia de biscoitinhos

cucchiaiopieno.com.br

Querida Patricia, a correria aqui esta' muito grande, nao estou "parando" em casa!
Voce ja' sabe como eu amo pistache, nao é mesmo?! Amei estes biscoitinhos. Um grande abraço
Léia

Verena

Pat, que linda essa foto com a fita do Senhor do Bonfim! Quando a gente está longe a saudade bate tão forte, não????
Não conheci o Etna quando estive na Itália, mas tenho a maior vontade, lembro-me muito das aulas de Geografia e História e imagino quanta maravilha você tem aos seus pés!
E Pistache, Limões Sicilianos...ai,ai,ai...
Um beijo e ótimo final de semana!

Patyxa

Oi
já a mto tempo que não vinha ao teu blog, e quando chego so vejo maravilhas
adorei estes biscoitos que concerteza devem ser mesmo divinais
beijo grandeee
bom fim de semana

Colher de Pau   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP