12 de maio de 2009

Pãozinho Delícia

O pãozinho delícia, para nós baianos simplesmente pão de queijo, é um convidado que não pode faltar nunca nas nossas festas. Imaginem que em Salvador tem até o disk pãozinho delícia!!



Decido fazê-los, porque me parecia fácil e eu tinha todos os ingredientes em casa. Reduzi a 1/3 os ingredientes da receita que irei propor e consegui 20 pãezinhos. Acho que eu tava advinhando. Meu digníssimo chega em casa, eu toda contente vou e lhe mostro os pãezinhos. Ele experimenta um, dá uma mordida e.... me devolve! Me diz que o cheiro do queijo lhe incomoda da mesma maneira que acontece com a ricota.  É o cheiro de laticínios ainda quente que ele não gosta. Enfim, ele não comeu. Mas só ele não comeu!!! Os pãezinhos foram devorados em questão de poucas horas pelo resto das pessoas.



Ingredientes:

1kg de farinha de trigo (sem fermento)
10g de fermento em pó biológico
1 xícara de açúcar
3 xícaras de leite morno
3 ovos
1 colher de sopa de sal
1 colher de sopa de margarina
1/2 xícara de óleo

Para o recheio (eu não fiz):

1 xícara de leite
2 colheres de sopa de maisena
1 colher de sopa de margarina
1 pitada de sal
2 colheres de sopa de parmesão ralado

Massa:
Junte num recipiente todos os ingredientes da massa. Misture tudo, e depois despeje numa superfície lisa com um pouco de farinha e sove até que esteja homogênea e brilhante. Coloque-a num recipiente, cubra e deixe descansar por 30 minutos. 
Unte 4 formas retangulares grandes e molde os pãezinhos. Deixe descansar por mais 1 hora.
Leve ao forno preaquecido a 180ºC por 20 minutos, ou até começar a dourar. Enquanto isso, prepare o recheio: numa panela, misture o leite, a maisena, a margarina e o sal e leve ao fogo até engrossar e formar um creme. Em seguida, adicione o queijo parmesão ralado, misture bem e deixe no fogo até o queijo derreter. Retire do fogo e reserve. Retire os pães do forno e deixe esfriar. Depois de frio, recheie com o creme de parmesão Pincele os pães com a margarina e passe-os pelo queijo parmesão ralado. 

1 comentários:

cucchiaiopieno.com.br

Querida Patricia, eu amo pao de queijo, principalmente com cha' de canela (ja' que nao toma café). Em agosto quando for ao Brasil quero comer todos os dias - o duro é o retorno sempre com 2-3 quilinhos a mais!

Colher de Pau   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP