2 de abril de 2009

Muffins de iogurte e aveia

Minha mãe sempre me disse que eu devia comer aveia. Mas mãe sempre diz que a gente tem que comer isso ou aquilo. O que eu não sabia é que a aveia é importantissima para a nossa saúde, principalmente de nós mulheres.


A aveia além de auxiliar no funcionamento do intestino, devivo a grande quantidade de fibras, contém betaglucana, fibra solúvel que auxilia na diminuição do colesterol sanguíneo, no controle da glicemia e pressão arterial, e ainda retarda o esvaziamento gástrico, aumentando a sensação de saciedade. Devido a sua ação no funcionamento do intestino e na diminuição dos níveis de colesterol e pressão arterial, o consumo regular de aveia
 pode estar associado a prevenção de doençãs cardiovasculares e de alguns tipos de câncer como do intestino e do tubo digestivo. 1 colher de sopa de aveia (20g) tem 1g de fibras e 76 kcal.

O consumo recomendado de fibras totais é de 20 a 30 gramas por dia, o que comumente não é feito pela população em geral. Mas este objetivo pode ser alcançado com uma alimentação que dê preferência aos cereais integrais, como aveia, frutas, verduras, legumes e leguminosas.
Fonte> CyberDiet

Infelizmente a aveia em si não tem gosto de nada. A solução é comer com alguma fruta, com iogurte ou fazer biscoitos e muffins. Meus muffins estão um pouquinho deformados, mas eles tem alma de muffin!

Adaptei uma receita de muffins de iogurte daqui, acrescentei a aveia e um pouco de leite desnatado.


Ingredientes

1 e 1/2 xícara de farinha de trigo integral
1/2 xícara de flocos de aveia 
1 colher (chá) de fermento em pó 
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio 
1/2 colher (chá) de sal 
2 colheres (sopa) de açúcar (usei açúcar mascavo)
250 ml de iogurte natural
1/2 xícara de leite
1 ovo 
2 colheres (sopa) de água 
1 colher (chá) de casca de laranja ralada


Misturar todos os ingredientes, incorporando bem. Untar forminhas para empada e encher com a massa até a metade. Levar ao forno pré-aquecido e assar durante 15 minutos em forno médio. 

Consegui 10 muffins.

3 comentários:

Anônimo

minha filha, nem me fale em fibras!
vamos mudar de assunto...

muito fofa esta receita.
eh verdade que ficou parecendo um cogumelo venenoso, mas feito por voce deve ter ficado gostoso.

postado por aninha ribeiro.

Patricia

Aninha,
eu nao tenho formas de muffins, as que eu acho nao cabem no meu forno. Eu uso entao forminhas de papel. Dessa vez minha inteligencia fez com que eu usasse forminhas menores e o papel parece que era mais mole. Resultado: a forminha se abriu e os muffins pareciam que tinham sofrido uma trombose. Mas o gosto è bom, como è sò pra mim nào tem problema!

Pesos e medidas do Cucchiaio Pieno

Oi Patricia, que sorte a tua ter encontrado aveia, ja' fui nos maiores supermercados da minha regiao e nao encontro (snif...). Bjos

Colher de Pau   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP