24 de abril de 2009

Cheesecake de Morango


É a época dos morangos. As bancas do mercado todas vermelhinhas, com morangos de todas as qualidades. Comprei tantos e, antes que estragassem, fiz este cheesecake que comemos depois que voltamos de um belo passeio em Taormina.



Apesar do tempo não muito bonitinho, a paisagem é sempre maravilhosa.  Enquanto isso, em casa nos esperava o cheesecake!


Não fiz a massa da receita original, que tirei daqui, mas utilizei minha receita que faço sempre, que é a minha preferida. Só adicionei um pouco de pistache moído, por isso essa cor meio esverdeada.


Ingredientes:

Massa: 

250g de farinha de trigo
150g de manteiga
80g de açúcar
2 gemas
1/2 limão
1/2 xícara de pistache moído (opcional)
essência de baunilha
sal

Recheio:

1/2 xícara (chá) de creme de leite
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
2 ovos
500g de cream cheese
200g de morangos picados
1 colher de sopa de suco de limão
raspas da casca de um limão
200g de morangos partidos ao meio para completar

Massa: Coloque a farinha em uma superfície, adicione as raspas de meio limão e uma colher de chá de essência de baunilha. Junte a manteiga amolecida, as gemas e uma pitada de sal. Misture bem mas sem sovar muito a massa. Preparada a massa, coloque-a na geladeira, coberta com filme PVC, por pelo menos meia hora. Passado o tempo, estenda a massa em uma forma para tortas de 24cm de diâmetro untada (eu utilizei uma forma normal coberta com papel manteiga), fazendo uma borda de 2 dedos de altura.  Faça furinhos no fundo com um garfo, em seguida cubra a toda a torta com papel manteiga, cobrindo-a com feijões ou pesinhos apropriados para o forno. Leve ao forno por 10 minutos a 180º. Retire do forno e deixe esfriar.

 
Recheio: Misture o creme de leite com o suco de limão e reserve. Bata na batedeira o cream cheese, o açúcar e as raspas de limão por 4 minutos, ou até obter um creme. Junte, aos poucos, a mistura de creme de leite e os morangos, sem parar de bater. Por último, junte os ovos, um a um, batendo sempre, por mais 5 minutos. Distribua o recheio sobre a massa. Leve ao forno por 40 minutos, ou até as bordas ficarem firmes. Desligue e deixe o cheesecake amornar dentro do forno. Retire do forno e leve à geladeira por 2 horas. A seguir, desenforme-o. Cobertura: distribua os morangos sobre o bolo, formando uma cascata.

7 comentários:

Anônimo

que espetaculo eh esse?

tenho que me organizar e colocar suas receitas em pratica...

estamos de mudança e estou esvaziando a dispensa.

aff... que delicia!

parabens sempre!

saudades, cumande.

Talita

Que morangos lindos!!Ainda mais encima de uma cheesecake... Não tem como resistir! Deixa chegar de novo a época dos morangos... hmm, não vejo a hora..

Susana Gomes

Patrícia, que cheesecake tentador!
E com mascarpone, bem como eu gosto.
Delícia. :)

Anônimo

cumade, fiz o cheesecake de morango e minha familia aqui amou!

voce jah se transformou na minha "personal ana maria braga"!

sobrou um pedacinho pro dia seguinte que meu marido devorou e eu fiquei triste...

mas fiquei feliz que ele gostou e nao resistiu a tentacao.

ate a proxima receita!

Patricia

Aninha, morri de rir ao ler que sou sua "personal Ana Maria Braga" kkkkk.

Eu tinha certeza que o seu cheesecake ia sair maravilhoso!

Anna

Maravilhoso!!
Adorei, guardei a receita para fazer depois

Unknown

Adorei a homenagem...chorei de emoção...sniff...sem net..e sem tempo tambem....obrigada filha querida te amo....saudades
beijos

Colher de Pau   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP