5 de março de 2009

Pastelão de Batata

"Vida, é a torta de batata mais gostosa que já comi!"

Essas foram as palavras de meu marido ao experimentar o pastelão. Depois de fuçar todos os livros, achei essa receita nas fichinhas de mami.
Foi Alf que abriu a massa. Ele também teve participação na história :-).


Ingredientes:

200g de manteiga
400g de farinha de trigo
1 ovo
sal q.b.
1 gema para pincelar
queijo ralado para polvilhar

Recheio:

700g de batata cozida
200g de linguiça
1 cebola
1 dente de alho
salsinha
sal e pimenta do reino à gosto


Massa: Coloque a farinha sobre a mesa, junte uma pitada de sal, a manteiga ou margarina e o ovo. Amasse um pouco os ingredientes e, se necessário, junte um pouco de água morna, e deixe descansar a massa durante 30 minutos. 

Recheio:  Corte a linguiça e a cebola em pedaços pequenos, frite, escorra o óleo e reserve. Pique alho e a salsa e adicione sal e pimenta a gosto. Descasque as batatas, corte-as em rodelas, afervente-as em água e sal e escorre-as. 
Divida a massa em duas partes, sendo uma o dobro da outra. Estenda com o rolo a parte de massa maior deixando-a bem fina, e forre o fundo e os lados de uma fôrma já untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo. Coloque as batatas na fôrma e por cima das mesmas arrume o recheio. Estenda a metade da massa que ficou e cubra o pastelão com ela. Recorte a massa que sobrou e em seguida, com os dedos, faça pressão em volta das bordas, para fechar bem. Pincele toda a superfície do pastelão com a gema bem batida e polvilhe com o queijo. Leve ao forno a 180º e asse por 30 minutos. 


1 comentários:

cucchiaiopieno.com.br

Excelente receita, adoro batatas, mas como nao como carne irei substitui-las por funghi. Um abraço. Léia

Colher de Pau   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP