2 de março de 2009

Filé Wellington

Esses dias tive um forte resfriado que nem tinha vontade de cozinhar. Comemos praticamente fast food. Esta receita é bastante "fast" e prática. Utilizei uma massa folhada com 30% de manteiga a mais, que  ok, não é por nada pouco calórica, mas tem um sabore delicioso.

Por que se chamam filé Wellington? Fui pesquisar o porquê e descobri que era moda nos anos 60 e tem esse nome em homenagem ao Duque de Wellington, um cara que odiava a cozinha e frequentemente seus cozinheiros pediam demissão. Alguns dizem que o nome do prato é atribuido a ele porque parece com as botas que ele usava, outros dizem que era porque este era seu prato favorito. 
Esta pertente à minha coleção de receitas de embalagem. Copiei-a de uma embalagem de massa folhada brasileira.  


Ingredientes:

01 massa folhada semilaminada
06 medalhões de filé mignon temperados a gosto
100g de champignon
manteiga para fritar os filés
molho para carne a gosto
1 ovo inteiro para pincelar

Em uma frigideira aqueça bem a manteiga. Frite os medalhões durante 1 minuto de cada lado. Tire e deixe esfriar totalmente. Corte os champignons em fatias finas. Em uma superficie enfarinhada abra com o rolo a massa folhada, formando um retângulo de aproximadamente 40 x 30 cm. Divida em seis partes. Escorra os filés e seque bem com um papel absorvente. Coloque um filé dentro de cada retângulo, o champignon fatiado e uma pequena quantidade de molho, apenas para dar mais sabor. Feche a massa como se fosse um envelope, umedeça levemente as pontas e una-as bem. Pincele com ovo batido e perfure a massa com um garfo. Coloque em uma forma e leve ao forno pré-aquecido *180 a 200ºC por 30 minutos.

0 comentários:

Colher de Pau   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP