27 de fevereiro de 2009

Torta Mousse de Chocolate e Laranja


Outro dia estive em uma "Oficina do Sabor"
 organizada pelo Slow Food Lentini. O tema era "Laranja Vermelha e Chocolate". Eu tenho a sorte de viver na zona de produção da laranja vermelha. Para quem nunca comeu, tem quase o mesmo sabor da laranja normal, somente um poquinho amarga. 

A combinação chocolate&laranja é divina. Experimentei uma mousse de chocolate com calda de laranja que era uma maravilha. Assim, decidi repropor o mousse com uma torta. O mousse saiu um pouco amargo porque utilizei chocolate amargo. Poderia ter colocado um pouco mais de açúcar, mas preferi conservar o sabor original do chocolate e da laranja. 
Apesar de gostosa, o marido diz: gosto mais sem laranja.......... :-| Esses homens não entendem nada!

Ingredientes:

Massa

250g de farinha de trigo
150g de manteiga
80g de açúcar
2 gemas
1/2 limão
essência de baunilha
sal

Mousse

200g de chocolate meio amargo
250ml de creme de leite
suco de 3 laranjas
raspas da casca de 1 laranja
açúcar q.b.


Massa: Coloque a farinha em uma superfície, adicione as raspas de meio limão e uma colher de chá de essência de baunilha. Junte a manteiga amolecida, as gemas e uma pitada de sal. Misture bem mas sem sovar muito a massa. Preparada a massa, coloque-a na geladeira, coberta com filme PVC, por pelo menos meia hora. Passado o tempo, estenda a massa em uma forma para tortas de 24cm de diâmetro untada (eu utilizei uma forma normal coberta com papel manteiga), fazendo uma borda de 2 dedos de altura.  Faça furinhos no fundo com um garfo, em seguida cubra a toda a torta com papel manteiga, cobrindo-a com feijões ou pesinhos apropriados para o forno. Leve ao forno por 20 minutos, elimine em seguida os feijões e o papel manteiga, e asse por mais 5 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. 

Mousse: Ferva 100ml de creme de leite com o suco e as raspas da laranja. Fora do fogo adicione o chocolate mexendo bem até derreter. Monte o creme de leite restante e junte ao chocolate. Adoce se achar necessário. Leve à geladeira por duas horas.

Espalme o mousse  sobre a torta pronta.

1 comentários:

cucchiaiopieno.com.br

Querida Patricia, ainda nao conheço a Sicilia, mas quando for te aviso, quem sabe nao nos conheremos pessoalmente, pelo menos teremos muito o que conversar visto que amamos cozinhar! Esta deliciosa torta fara' muito sucesso aqui em casa, pois sou uma verdadeira chocolatra e meu marido amaaaaaa laranja. Adorei a receita. Um grande abraço. Sucesso . Léia

Colher de Pau   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP