12 de janeiro de 2009

Moqueca de Peixe nos tempos da globalização

Esses dias estava com uma vontade danada de comer moqueca. Tanto que chegava a sentir o cheiro do dendè no ar. Numa loja que vende produtos alimentares internacionais encontrei o tao sonhado azeite de dendè (aqui chamado olio di palma). A coisa interessante è que nao era bahiano, ou no minimo brasileiro, mas equatoriano. Enfim, melhor do que nada. Arrisquei. Aqui estao os ingredientes da minha moqueca (para quatro pessoas, ou duas se cada um come dois pratos rsrsrs):


Ingredientes

4 postas de peixe espada 

500 ml de leite de coco 

1 cebola, 4 tomates e 1 pimentao em rodelas 

3 colheres de sopa de dendè (o equatoriano). Se for o dendè verdadeiro bahiano, uma colher sò basta

Salsa, cebolinha e/ou coentro

Sal à gosto.

Comece temperando o peixe com limao meia hora antes. Numa panela em que caiba confortavelmente o peixe, coloque metade tos tomates, da cebola e do pimentao e por cima o peixe. Ligue o fogo. Coloque o leite de coco, o sal e o resto dos tomates, da cebola e do pimentao. Deixe cozinhar atè que o peixe esteje macio (uns 10 minutos). Adicione o dendè e deixe ferver mais um pouco (uns 5 minutos). Coloque o tempeiro verde picadinho. Sirva acompanhado de arroz e farofa de dendè. A receita do arroz? A receita da farofa? Devido a quantidade de amigas minhas que nao sabem fritar nem ovo, coloco a receita dos dois:

Arroz* (para cada pessoa, 1 copo de 150 ml): Arroz parborizado q.b.; alho; oleo; sal. Lave o arroz numa peneira. Numa panela coloque uma colher de sopa de azeite e o alho cortado em pedaços minusculos. Refogue por 30 segundos e coloque o arrox, refogando por mais 30 segundos. Para cada copo de arroz que vc colocou, adicione o dobro de copos de agua. Exemplo: 2 copos de arroz, 4 de agua. Coloque o sal e se quiser um pouco de pimenta branca e salsinha. Cuidado pra nao deixar queimar, cozinhando em fogo baixo. Quando começar a secar, verifique se està al dente. Estando seco, apague e deixe evaporar.

Fafora de dendè**: meia xicara de dendè, meia cebola pequena ralada, sal e farinha (umas duas xicaras): Numa frigideirinha coloque o dendè e frite a cebola por uns 30 segundos. Coloque a farinha, misture e apague o fogo. Continue a mexer e coloque o sal (uma pitada). Se achar que tà oleoso, coloque mais farinha. Se achar que tà seco, coloque mais dendè.

0 comentários:

Colher de Pau   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP